© Thomas Lenden



A sombra impressa na terra fixou as tuas perguntas



A sombra impressa na terra fixou as tuas perguntas é uma instalação de som, criada em colaboração com a artista Molly Macleod, onde o som é ativado através do toque entre os diferentes elementos do público.
Nesta instalação, o público é convidado a tocar uma pele diferente da sua para poder ouvir e aceder ao arquivo sonoro de todos os micro-encontros feitos até agora. Como parte do arquivo vivo desta prática artística, a instalação materializa o modo como a memória de todos os encontros tem compostado no meu corpo.
Ao mesmo tempo, o espaço sonoro traz à superfície da pele os temas que emergem desta prática e sempre que encontramos alguém: a condição efémera da existência; a instabilidade da memória; o medo de ser esquecido; o navegar de territórios desconhecidos; o amor como experiência da diferença, etc.



O projeto de pesquisa Micro-encontros é uma prática de encontrar pessoas, onde inicio encontros que têm funções indefinidas e impercetíveis. Estes micro-encontros operam numa micro-escala de visibilidade, temporalidade e expetativa. É uma investigação que se alimenta da resistência ao imperativo de atuar, de acelerar ou de se tornar um produto.
Esta pesquisa gerou, até agora, dois trabalhos diferentes que fazem parte do seu arquivo vivo: a instalação de som A sombra impressa na terra fixou as tuas perguntas e o workshop Gestos de Encontrar.



Apresentado na DAS-Graduate School (Amsterdam), em Junho de 2018.


Projeto de: Catarina Vieira
Instalação de som criada em colaboração com: Molly Macleod
Apoio dramatúrgico: Jonas Schnor




© Thomas Lenden



PT | EN