© Eva Ventura Ângelo


Pequenos Poemas do Agora

de Marina Nabais


Pequenos Poemas do Agora (PPA) nasceu no contexto de pandemia, em 2020, e surgiu da necessidade de fazer chegar as artes performativas ao contexto escolar, familiar e serviços educativos, tendo como público-alvo crianças dos 6 aos 10 anos. Chegou-se a um objeto artístico que uniu dança, teatro, música, vídeo e animação e que envolveu 8 colaboradores das diferentes áreas.
O trabalho suportado digitalmente, com foco no corpo, no movimento e na dança, resulta de uma premissa artística de (re)ligação do corpo humano à Natureza. Espera-se proporcionar à criança, à sua família e aos educadores, sair do confinamento físico e mental, trazendo a Natureza para o espaço da sua própria casa e do seu corpo, através da mudança de representações internas a partir de experiências corporais audiovisualmente guiadas, renovando noções de jogo, relação e espaço com implicações positivas na saúde geral de todos.
Numa representação de ciclos, aqui vemos retratado o movimento da Natureza, em constante transformação: os ciclos da água, das sementes, do dia e da noite e os ciclos humanos. A temática ambiental é abordada sob o ponto de vista do biocentrismo, contrapondo com a visão antropocêntrica, ao reconhecer o corpo humano como parte da Natureza.
Os 5 poemas criados, apresentados em formato de vídeo, convidam-nos a pequenas viagens: O Despertar do Agora, A Vida da Semente, O Caminho da Água, Dança Densa da Sombra e Janela das Sensações.

PPA foi apoiado pelo Fundo de Emergência Social da CML e desenvolvido em 3 escolas de Lisboa, envolvendo cerca de 400 crianças, em 2020


Ideia original, coordenação artística e gestão do projeto: Marina Nabais
Co-criação, interpretação, vozes e figurinos: Catarina Vieira, Guilherme Calegari, Magnum Soares e Marina Nabais
Criação sonora e gravação: Guilherme Calegari
Mistura e masterização: Philippe lenzini
Animação, montagem e edição: Eduarda Lima
Imagem, vídeo e consultoria: Eva Ventura Ângelo
Participação especial (vozes off“Agora”): Joana Mealha e João Moreira
Consultoria psicopedagógica, acompanhamento e avaliação: Joana Mealha
Consultoria e Guia da Natureza no Algarve: Carla Cabrita
Produção executiva: João Moreira
Produção: Marina Nabais Dança, associação cultural
Com o apoio: Câmara Municipal de Lisboa – Fundo de Emergência Social – Cultura
Apoio logístico: Polo Cultural Gaivotas e EIRA/Teatro da Voz


©Eva Ventura Ângelo

PT | EN