© Catarina Vieira
Esta instalação-palestra documenta e ficciona uma pesquisa site specific sobre os vestígios da prática da exibição de seres humanos no Artis, o Jardim Zoológico de Amsterdão. A instalação é composta por um vídeo, dois insectários e uma banda sonora original. Esta é uma paisagem psíquica ficcional criada como um passeio sonoro virtual no zoo.
Os zoos foram criados com o objetivo científico de estudar as novas espécies trazidas das colónias, mas foram também espaços para a exibir e encenar, de modo fetichista, o Selvagem e o Exótico para as massas ocidentais. Paralelamente às Exposições coloniais, os zoos foram instrumentos de propaganda para justificar e suportar a expansão colonial.
Este projeto, inspirado na obra Simians, Cyborgs and Women de Donna Haraway, torna visível o processo de objetificação de corpos humanos e não-humanos e a substituição de uns pelos outros, como resultado de relações de poder no seio de um sistema patriarcal colonial. A arquitetura como testemunha silenciosa do passado. A produção de conhecimento embutida nas paredes, nos sistemas de exibição, nos corpos, na paisagem.
Apresentado na DAS-Graduate School (Amsterdão), em Novembro de 2016.
Criado e filmado por: Catarina Vieira
Natura Artis Magistra
Esta instalação-palestra documenta e ficciona uma pesquisa site specific sobre os vestígios da prática da exibição de seres humanos no Artis, o Jardim Zoológico de Amsterdão. A instalação é composta por um vídeo, dois insectários e uma banda sonora original. Esta é uma paisagem psíquica ficcional criada como um passeio sonoro virtual no zoo.
Os zoos foram criados com o objetivo científico de estudar as novas espécies trazidas das colónias, mas foram também espaços para a exibir e encenar, de modo fetichista, o Selvagem e o Exótico para as massas ocidentais. Paralelamente às Exposições coloniais, os zoos foram instrumentos de propaganda para justificar e suportar a expansão colonial.
Este projeto, inspirado na obra Simians, Cyborgs and Women de Donna Haraway, torna visível o processo de objetificação de corpos humanos e não-humanos e a substituição de uns pelos outros, como resultado de relações de poder no seio de um sistema patriarcal colonial. A arquitetura como testemunha silenciosa do passado. A produção de conhecimento embutida nas paredes, nos sistemas de exibição, nos corpos, na paisagem.
Apresentado na DAS-Graduate School (Amsterdão), em Novembro de 2016.
Criado e filmado por: Catarina Vieira
© Catarina Vieira
© Catarina Vieira
© Catarina Vieira
© Catarina Vieira